Notícias

IA vai digitalizar dados dos registros imóveis

Ferramenta faz parte das soluções criadas para modernizar os serviços registrais imobiliários

Com o apoio do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) realizou, no dia 15 de abril, uma oficina virtual com cerca de 140 registradores de imóveis. Durante o encontro, os participantes conheceram a ferramenta de Inteligência Artificial do Registro de Imóveis (IARI), criada pelo ONR, e que tem o objetivo de apoiar esses profissionais nos processos de migração de dados físicos para o meio eletrônico.

Instituído pela 13.465/2017, o ONR é financiado pelas contribuições dos registradores de imóveis brasileiros, para criar e implementar as tecnologias necessárias a atuação registral imobiliária. Os participantes também foram orientados sobre prazos e o recolhimento do Fundo para a Implementação e o Custeio do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (FIC/SREI).

No evento, o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, que é corregedor-geral do foro extrajudicial, explicou sobre como o uso dessa ferramenta será essencial para o cumprimento do Provimento nº 143 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece a obrigatoriedade de digitalização documentos registrados em cartórios e sua migração para uma base de dados eletrônica.

O prazo para esse processo varia de acordo com a competência de cada especialidade. No caso das serventias de registro de imóveis, elas têm até maio de 2025 para migrar os dados estruturados dos Livros nº 4 (Indicador Real) e nº 5 (Indicador Pessoal) para o sistema eletrônico do ONR, conforme determina o Provimento nº 143 do CNJ.

Fonte: Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial